A Quântica Editora, através da chancela Agrobook, apresenta o livro “Agrometeorologia – Aplicação da Meteorologia para Maximizar a Produção Agrícola”, da autoria de José Paulo de Melo e Abreu. Esta obra está disponível no site oficial de vendas bem como nos principais pontos de venda de livros, como a rede Fnac e a Wook.

agrometeorologia

A Agrometeorologia é a ciência interdisciplinar que identifica, descreve, explica e aplica as relações da meteorologia e climatologia com a agricultura, tendo como objetivo melhorar a quantidade e qualidade das produções vegetais e animais, preservando a sustentabilidade dos sistemas produtivos, através do aproveitamento do clima existente ou modificando-o.

As matérias tratadas neste livro são importantes para muitos profissionais, além de técnicos agrícolas e agricultores, nomeadamente biólogos, arquitetos paisagistas, e engenheiros ambientais.

Nos capítulos iniciais do livro, apresentam definições e conceitos basilares, estudam-se os principais elementos climáticos e os métodos utilizados na sua medição, e as trocas de calor e de massa.

Dois capítulos tratam de temas basilares da Hidrologia e Climatologia, que são imprescindíveis para compreender e calcular as necessidades hídricas das plantas e caracterizar os climas.

Os capítulos restantes destinam-se à aplicação prática, numa abordagem simples, mas sem se perder o rigor, o que permite apoiar os técnicos e agricultores nas suas decisões estratégicas e táticas. Aqui apresentam-se os assuntos mais importantes para a aplicação prática da Agrometeorologia.

Tratam-se com detalhe os temas que mais preocupam os agricultores e técnicos agrícolas, nomeadamente o desenvolvimento e crescimento vegetais, produção potencial e limitada pela disponibilidade de água, proteção contra as geadas, escaldão, vento e granizo.

Um capítulo trata as necessidades agroclimáticas e a zonagem das culturas. No capítulo final, trata-se do tema das alterações climáticas e medidas de adaptação.

Este livro tem um sítio na Internet que lhe é dedicado. Neste sítio encontram-se programas e documentos especialmente concebidos para baixar; casos de estudo para a resolução de problemas práticos; e aprofundamentos de temas para utilizadores avançados que queiram ir ao fundo dos assuntos. Será enriquecido ao longo do tempo.

O autor

José Paulo de Melo e Abreu é professor do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. Habilitado com licenciatura, doutoramento e agregação em Agronomia, coordenou e lecionou mais de uma dezena de disciplinas de todos os níveis de ensino, em Portugal e no Estrangeiro, com especial realce para a Agrometeorologia e a Modelação Agroambiental.

Foi durante mais de uma década o representante de Portugal na European Society for Agronomy. É o coordenador da linha temática “Oliveira e Azeite” do LEAF.

Tem representado o ISA em numerosos grupos de trabalho e associações. Por exemplo, neste momento é o Coordinating Expert do Focus Group “Protecting fruit production from frost damage” da EIPAGRI, European Comission, UE. Desenvolveu grande parte da investigação na área da resposta das plantas ao ambiente físico, nomeadamente temperatura, radiação e stress hídrico.

Ao longo dos anos tem publicado dezenas de artigos internacionais e alguns nacionais, e foi coautor de dois livros internacionais, que são referências mundiais nas áreas respetivas,

Publicou, também, numerosos capítulos de livros internacionais e nacionais, e alguns artigos de divulgação. É membro do Editorial Board do European Journal of Agronomy.

Foi durante vários anos agrícolas Diretor Técnico de uma exploração agrícola de 1200 ha no Alto Alentejo, onde projetou e dirigiu a construção de todo o aparelho de produção, incluindo uma barragem com dimensões próximas dos limites autorizados aos Engenheiros Agrónomos. Fez cerca de uma dezena de estudos técnicos. Realizou missões profissionais em mais de uma dezena de países.

A Agrobook

A chancela Agrobook agrega a oferta de conteúdos nos domínios das ciências agrárias, indústria agroalimentar, bem-estar animal e desenvolvimento rural. Agricultura biológica, agricultura tropical, agroflorestal e silvicultura, agroindústria, viticultura e enologia, fertirrigação, hortofruticultura, rega hidráulica e hidrologia, mecanização agrícola, veterinária e zootecnia e agricultura de lazer são apenas alguns dos subtemas disponíveis nas nossas edições.

Prosseguindo uma atividade editorial que conta com mais de trinta anos de experiência no desenvolvimento de conteúdos técnicos, sendo que tem na sua carteira de autores conceituados especialistas das ciências agrárias e da área agroalimentar, que nos permitem atingir um elevado nível de notoriedade junto do meio académico e dos mundos rural e industrial.