Em 2020 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) decorrerá entre os dias 21 e 29 de novembro com o tema central o “Lixo Invisível”.

EWWR

Na área de influência da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), foram registadas mais de 150 ações que serão dinamizadas durante toda a Semana e abrangendo diferentes públicos-alvo.

Algumas das Entidades participantes são entre muitas outras, os Municípios Associados da LIPOR, Bibliotecas; ONG; Entidades do setor social; Empresas como a ANA Aeroportos; Juntas de Freguesia; Escolas; LIPOR e Cidadãos. 21 de novembro marcará assim o início da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 e são muitas as atividades a acontecerem.

Neste dia, a Academia LIPOR promove cursos de fruticultura e compostagem caseira (online), dirigidos à população em geral e que pretendem sensibilizar para as vantagens da agricultura biológica e compostagem caseira como forma de prevenção.

A Alexandra Arnóbio Upcycling Project’s fará diariamente uma sessão online para sensibilizar o público para a problemática dos resíduos e do “Lixo Invisível”. O Jardim D’Areias dinamizará um workshop online para ensinar a transformar uma t-shirt num saco de compras.

No dia 23 de novembro a Escola Superior de Enfermagem promove uma ação de troca de livros. De 23 a 27 de novembro a Vintage for a Cause dinamiza, online, um conjunto de workshops focados na criação de acessórios de moda a partir de roupas usadas: Todos os dias um tema novo.

No dia 24 de novembro, na Escola Secundária de Rio Tinto, os óleos usados serão reciclados e darão origem a sabão! Seguidamente será comprovada a eficácia do sabão na correta higienização das mãos. O Parque Nascente receberá a D. Generosa para um esclarecimento relativamente aos resíduos que produzimos e como podemos reduzir a sua produção.

No dia 25 de novembro serão lançados pela LIPOR os guias práticos “O Ciclo do Alimento” que têm como principal objetivo ensinar, de uma forma simples, o cidadão a cultivar os seus alimentos de uma forma sustentável, reduzir o desperdício alimentar e valorizar os seus biorresíduos.

No dia 26 de novembro, a LIPOR promove um workshop onde os participantes serão convidados a criar o seu próprio saco das compras com a reutilização de materiais. Este tem como objetivos: sensibilizar para a temática do “Lixo Invisível” e reforçar os conceitos de Upcycling e de Economia Circular. Esta iniciativa será online. Fique atento ao portal da LIPOR.

Nos dias 26 e 27 de novembro o Parque Nascente volta a falar de prevenção, desta vez com o Repara (n)isto: o candeeiro e o ferro de engomar – workshop online 20 a 30 minutos – projeto CREW. Neste workshop é mostrado como fazer pequenas reparações em eletrodomésticos/objetos elétricos que ainda têm muito para dar.

Ainda, durante toda a Semana decorrerão ainda, ações:

  • No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará em exibição uma exposição sobre os 5 temas da Prevenção de Resíduos e exibição dos filmes de sensibilização para o “Lixo Invisível”;

  • Nos Municípios da Lipor estarão em exibição mupies na via pública com a mensagem da prevenção, exposições e campanhas nos meios digitais;

  • A Lipor enviará toda a sua correspondência com o selo de correio da Prevenção e divulgará nos seus suportes digitais filmes, rubricas e mensagens de sensibilização para a temática da Prevenção e do “Lixo Invisível”

  • O Mar Shopping levará a cabo uma Campanha de Recolha de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos nos Centros Comerciais do Marshopping, que serão reparados para doação.

Todas as ações estão disponíveis para consulta.