Maria do Céu Antunes Albuquerque, participou, por videoconferência, no último Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia, presidido pela ministra croata Marija Vučković.

Ministra da Agricultura

A presidente Croata fez um balanço da situação do atual do pacote da reforma da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 e identificou os tópicos que considera prioritários para os próximos meses.

Na sua intervenção, Maria do Céu Albuquerque, sublinhou os progressos alcançados e a expetativa da conclusão das negociações do quadro financeiro plurianual, essenciais para a conclusão das negociações da reforma da PAC. Relembrou ainda a necessidade de equilíbrio entre as metas ambientais e os outros objetivos da PAC.

A ministra da Agricultura salientou, também, alguns pontos que precisam de trabalho durante a presidência alemã, como a simplificação do regime da pequena agricultura, a clarificação e equidade das medidas agroambientais e o apoio à organização da produção.

A reunião terminou com a ministra Alemã, Julia Klöckner, a destacar os importantes desafios que a presidência europeia tem pela frente, tendo feito referência à redução da utilização dos pesticidas e dos fertilizantes, à estratégia Do Prado ao Prato, à conservação e à biodiversidade, à garantia do bem-estar animal e à ligação fundamental à nutrição.

À Croácia, sucederá no dia 1 de julho, a Alemanha, país que assumirá a presidência do Conselho da União Europeia, data em que se inicia o trio Alemanha, Portugal e Eslovénia.